quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Janela da Alma - Grátis / quarta-feira 24/08




Sinopse
Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.


Título original: (Janela da Alma)
Lançamento: 2002 (Brasil)
Direção: João Jardim, Walter Carvalho
Atores: José Saramago, Wim Wenders, Hermeto Pascoal, Antônio Cícero.
Duração: 73 min
Gênero: Documentário
Status: Arquivado

Rua Araguaia, 359 - Freguesia Jacarepaguá
Horário: 18h30
Quarta-feira
GRÁTIS! Data: 24/08/2011
@cinecamarim
21 3392-7096

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mostra Camarim - Dirty Dancing - Quarta!



Título original: (Dirty Dancing)
Lançamento: 1987 (EUA)
Direção: Emile Ardolino
Atores: Jennifer Grey, Patrick Swayze, Jerry Orbach, Cynthia Rhodes.
Duração: 97 min
Gênero: Romance
Status: Arquivado


Sinopse
Em 1963, Frances Houseman (Jennifer Grey), ou "Baby", como é chamada pela família, uma jovem de 17 anos, viajou com seus pais, Marjorie (Kelly Bishop) e Jake Houseman (Jerry Orbach) e sua irmã Lisa (Jane Brucker) para um resort em Catskills. Ao contrário de Lisa, que pensa em roupas, Frances é idealista e quer estar no próximo verão no Corpo da Paz estudando a economia dos países do Terceiro Mundo. Assim, ela espera que este seja o último verão como uma adolescente despreocupada, mas Baby não se dá muito bem com sua irmã mais velha e está entediada em tentar distrair os hospedes mais velhos (foi envolvida nesta situação por seu pai). Até que numa noite Baby ouve algo que parece ser um som de festa no alojamento dos funcionários (que os hospedes não podem ter acesso). Ela consegue entrar na festa graças a um empregado e descobre que ali o pessoal realmente se diverte com danças, que Max Kellerman (Jack Weston), o dono do hotel, não permite. Baby chega a dançar com Johnny Castle (Patrick Swayze), um professor de dança, e logo fica apaixonada por ele. Quando Penny Johnson (Cynthia Rhodes), a parceira de dança de Johnny, fica grávida por ter se envolvido com Robbie Gould (Max Cantor), um dos garçons, Baby se oferece para aprender a dançar e substituir Penny, mas o pai de Baby, quando descobre, não gosta disto, pois considera que Johnny é de outra classe social e Baby é jovem demais para entender seus sentimentos.

Rua Araguaia, 359 - Freguesia Jacarepaguá
Horário: 18h30
Quarta-feira
Data: 17/08/2011
@cinecamarim
21 3392-7096

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Uma Noite em 67 - Mostra Cinecamarim Agosto as QUARTAS!




Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos que disputavam os principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil com os Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco e lançado para a platéia, depois das vaias para “Beto Bom de Bola”. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas como “Roda Viva”, “Alegria Alegria”, “Domingo no Parque” e “Ponteio”, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos até hoje no cenário musical brasileiro. (RC)

Título original: (Uma Noite em 67)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: Renato Terra, Ricardo Calil
Atores: Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Edu Lobo.
Duração: 93 min
Gênero: Documentário
Status: Arquivado



CAMARIM DAS ARTES
Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá / Rio de Janeiro - RJ
Horário: 18h30
Quartas-feiras
@cinecamarim



quinta-feira, 28 de julho de 2011

CineCamarim volta em Agosto as QUARTAS!

O Cine Camarim esteve passando por reformas, organização da equipe e volta com modificações. Primeiramente informar que o dia da semana passou de quinta-feira, para quarta-feira! Bem como o horário das 19h para as 18h30.

Para aqueles que estudam nas proximidades da Rua Araguaia, terão a oportunidade de assistir um filme logo na saída, evitando trânsitos e relaxando pós aula. Para outros que trabalham ao redor, também poderão utilizar do cinema como ferramenta de fuga, divertimento e reflexão.

Os filmes deste mês serão "GREASE NOS TEMPOS DA BRILHANTINA", "DIRTY DANCING", "UMA NOITE EM 67" e "A JANELA DA ALMA".

Ainda serão definidas as datas até segunda-feira.

Marcamos sessões com escolas, grupos e nos oferecemos para ouvir opiniões sobre temáticas ou filmes, envie um email para: cinecamarim@gmail.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

30/06 Mostra Cinebiografias - Amadeus





Sinopse

Cinebiografia fictícia de um dos maiores gênios da música clássica de todos os tempos. A história é contada através de Salieri, antigo músico da corte real. Toda a sua admiração e inveja por Mozart criam um paradoxal sentimento durante toda a projeção, com um amor em comum entre os dois: a música.

Camarim das Artes
Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá
GRÁTIS
19h - Quinta-feira

terça-feira, 14 de junho de 2011

16/06 Mostra Cinebiografias - Piaf Um Hino ao Amor


Título original: (La Môme)
Lançamento: 2007 (República Tcheca, França, Inglaterra)
Direção: Olivier Dahan
Atores: Marion Cotillard, Sylvie Testud, Pascal Greggory, Emmanuelle Seigner.
Duração: 140 min
Gênero: Drama


Sinopse

A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.

Camarim das Artes
Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá
GRÁTIS
19h - Quinta-feira

sexta-feira, 3 de junho de 2011

09/06 Quinta - Mostra Cinebiografias - Ed Wood




Título original: (Ed Wood)
Lançamento: 1994 (EUA)
Direção: Tim Burton
Atores: Johnny Depp, Martin Landau, Sarah Jessica Parker, Patricia Arquette.
Duração: 127 min
Gênero: Comédia
Status: Arquivado


Sinopse
Um retrato da vida de Ed Wood (Johnny Depp) concentrado nos anos 50, quando se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira, e fez filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.

Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá ao lado do colégio Garriga e em frente ao Primus
Quinta-feira as 19h
Grátis
Contatos: 
(21) 3392-7096


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Grátis! Mostra Cine Biografias - Quase Famosos

Um fã ávido por rock'n'roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.


Direção: Cameron Crowe
Atores: Billy Crudup, Frances McDormand, Kate Hudson, Jason Lee.
Duração: 122 min



Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá
Custo: Gratuito
Horário: 19h
Tel.: 21 3392-7096

terça-feira, 24 de maio de 2011

26/05 Grátis! Mostra Comunidades - 5X Favela - Agora por nós Mesmos!



Direção: Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro
Elenco: Silvio Guindane, Ruy Guerra, Flavio Bauraqui.

5 episódios mostrando diferentes histórias de personagens de uma comunidade, sem focar na violência o filme retrata o ponto de vista dos próprios moradores, daí o nome "Agora por nós mesmos". Tendo sido realizado por jovens de comunidades e supervisionados por Cacá Diegues. Longa rodado na região de Jacarepaguá (Cidade de Deus).

Ganhador de 6 prêmios no PAULÍNIA FESTIVAL DE CINEMA (Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante - Marcio Vitto, Melhor Atriz Coadjuvante - Dila Guerra, Melhor Roteiro, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora).





Serviço:
CAMARIM DAS ARTES
RUA ARAGUAIA, 359 - FREGUESIA JACAREPAGUÁ (ao lado do Garriga de Menezes e em frente ao Primus)
Quinta-feira 
Grátis
Horário: 19h
@cinecamarim

terça-feira, 17 de maio de 2011

19/05 Mostra Comunidades e o filme Babilonia 2000


Neste mês de maio o CineCamarim tem a honra de apresentar a Mostra Comunidades. Os filmes exibidos mostram diferentes olhares sobre as comunidades, revelando diversos personagens do cotidiano carioca. Tendo ênfase nos filmes rodados no bairro de Jacarepaguá, a mostra acolherá lançamentos recentes do cinema nacional. Em agradecimento especial às produtoras/distribuidoras: O2 Filmes, Videofilmes, Cine Luz e LuzMágica; pela autorização de exibição dos longas. Contando ainda com a presença do elenco e diretores dos longas a serem exibidos.
  
19 de maio
Babilônia 2000

Direção: Eduardo Coutinho


Na manhã do último dia de 1999, uma equipe de filmagens sobe o Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Lá existem duas favelas, Chapéu Mangueira e Babilônia, as únicas situadas na orla de Copacabana e cujos moradores podem acompanhar ao vivo o reveillon de Copacabana.
Um dos mais renomados documentaristas brasileiros, Eduardo Coutinho reafirma sua identidade neste documentário.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mostra Comunidades - Sonhos Roubados


Com a presença da Atriz Kika Farias!



Direção: Sandra Werneck
Elenco: Kika Farias, Nanda Costa, Angelo Antonio, Marieta Severo e Silvio Guindane.

Jéssica (Nanda Costa), Daiane (Amanda Diniz) e Sabrina (Kika Farias) são adolescentes e moram em uma comunidade carioca. Elas eventualmente se prostituem, no intuito de conseguir dinheiro para satisfazer seus sonhos de consumo. Mesmo com os problemas do dia a dia, elas tentam se divertir e sonhar com um mundo melhor. Filme realizado na comunidade de Curicica em Jacarepaguá.

Premiado no Festival do Rio em Melhor FIlme (Júri Popular) e Melhor Atriz (Nanda Costa)

Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá
Custo: Gratuito
Horário: 19h
Tel.: 21 3392-7096

segunda-feira, 2 de maio de 2011

05/05 Mostra Comunidades - Cidade de Deus

Em maio o CineCamarim tem a honra de apresentar a Mostra Comunidades. Os filmes exibidos mostram diferentes olhares sobre as comunidades, revelando diversos personagens do cotidiano carioca. Tendo ênfase nos filmes rodados no bairro de Jacarepaguá, a mostra acolherá lançamentos recentes do cinema nacional. Em agradecimento especial às produtoras/distribuidoras: O2 Filmes, Videofilmes, Cine Luz e LuzMágica; pela autorização de exibição dos longas. Contando ainda com a presença do elenco e diretores dos longas a serem exibidos.


05 de maio
Cidade de Deus

Direção: Fernando Meirelles
Elenco:Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora.

O filme é uma adaptação do livro  de Paulo Lins, narra a história  da Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. "Um nocaute visual e uma metralhadora na edição", diz a revista Variety; já a francesa Libération :"O filme representa o auge de um novo cinema brasileiro". Além da própria CDD (como é chamada por seus moradores), o longa também foi rodado no conjunto habitacional Nova Sepetiba e na comunidade Cidade Alta. O elenco foi escolhido por jovens atores do grupo Nós do Morro durante oficinas ministradas pelo próprio Fernando Meirelles.

Indicado a 4  Oscars ( Diretor, Roteiro, Fotografia e Edição) e ganhador do BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) de Melhor edição.

Camarim das Artes (ao lado do Garriga de Menezes e em frente ao Primus)
Rua Araguaia, 359 - Freguesia / Jacarepaguá
Horário: 19h
@cinecamarim
Quinta-feira 05/05
21 3392-7096

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Última Sessão CINEMA NA CONTRAMÃO: Quanto Vale ou é Por Quilo? e Home Vídeo

No mês de abril, o Cine Camarim apresenta CINEMA NA CONTRAMÃO, revelando a diversidade de linguagens que caminham no oposto de produções comerciais. Com duas importantes parcerias: a Mostra do Filme Livre e a Riofilme. As exibições do mês, terão curtas independentes da Mostra do Filme Livre 2011, que abrirão a exibição de longas da RioFilme (Empresa Distribuidora de Filmes ligada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro). Diferentes temáticas, narrativas, estilos e gêneros comporão a programação.

28 de Abril

Curta: Home Vídeo 18min.

Longa: Quanto Vale ou é Por Quilo? de Sérgio Bianchi


Quanto Vale ou é Por Quilo? desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais.
No século XVIII, época da escravidão explicita, os capitães do mato caçavam negros para vende-los aos senhores de terra com um único objetivo: lucro.
Nos dias atuais, o chamado de terceiro setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de lucros.
Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional, Quanto Vale ou é Por Quilo? mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de valores. 


Em Maio...estaremos com uma programação muito especial, com a Mostra Comunidade e teremos convidados em algumas de nossas sessões! Fiquem ligados em nossa programação de Maio!


Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá
Custo: Gratuito
Horário: 19h
Tel.: 21 3392-7096

segunda-feira, 11 de abril de 2011

2º sessão CINEMA NA CONTRAMÃO :: Contagem e Simonal


No mês de abril, o Cine Camarim apresenta CINEMA NA CONTRAMÃO, revelando a diversidade de linguagens que caminham no oposto de produções comerciais. Com duas importantes parcerias: a Mostra do Filme  Livre e a Riofilme. As exibições do mês,  terão curtas independentes da Mostra do Filme Livre 2011, que abrirão a exibição de longas da RioFilme (Empresa Distribuidora de Filmes ligada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro). Diferentes temáticas, narrativas, estilos e gêneros comporão a programação.


14 de Abril
Curta: Contagem (MG) 35mm, 18min.

Longa: Simonal – Ninguém sabe o duro que dei, de Claudio Manoel


Com depoimentos de: Pelé, Chico Anysio, Toni Tornado, Nelson Motta, além de seus filhos Simoninha e Max de Castro.
É contada a história de Wilson Simonal, cantor brasileiro de grande sucesso nacional e internacional durante os anos de 1960 e início de 1970. Quando estava no auge, viu-se envolvido em um crime contra seu ex-contador (Raphale Viviani que dá um depoimento sobre o seu sequestro e tortura nas dependências do DOPS em 1971), e em função disso teria sido acusado de ser "informante" dos orgãos de repressão da Ditadura Militar que governava o país à época. Isso levou a sofrer um boicote de mais de 20 anos da classe artística e intelectual do país, contrária a ditadura, o que o levou a praticamente encerrar sua carreira. Além das imagens de antigos shows, programas e noticiários de televisão, que incluem cenas raras como duetos com Elis Regina e Sarah Vaughan, a trajetória do artista é contada por pessoas que o conheceram de perto,assim como  e sua segunda mulher, Sandra, que relata os últimos anos de debilidade física e dificuldades do cantor e a luta para limpar o seu nome.

Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá
Custo: Gratuito
Horário: 19h
Tel.: 21 3392-7096