segunda-feira, 18 de abril de 2011

Última Sessão CINEMA NA CONTRAMÃO: Quanto Vale ou é Por Quilo? e Home Vídeo

No mês de abril, o Cine Camarim apresenta CINEMA NA CONTRAMÃO, revelando a diversidade de linguagens que caminham no oposto de produções comerciais. Com duas importantes parcerias: a Mostra do Filme Livre e a Riofilme. As exibições do mês, terão curtas independentes da Mostra do Filme Livre 2011, que abrirão a exibição de longas da RioFilme (Empresa Distribuidora de Filmes ligada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro). Diferentes temáticas, narrativas, estilos e gêneros comporão a programação.

28 de Abril

Curta: Home Vídeo 18min.

Longa: Quanto Vale ou é Por Quilo? de Sérgio Bianchi


Quanto Vale ou é Por Quilo? desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais.
No século XVIII, época da escravidão explicita, os capitães do mato caçavam negros para vende-los aos senhores de terra com um único objetivo: lucro.
Nos dias atuais, o chamado de terceiro setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de lucros.
Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional, Quanto Vale ou é Por Quilo? mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de valores. 


Em Maio...estaremos com uma programação muito especial, com a Mostra Comunidade e teremos convidados em algumas de nossas sessões! Fiquem ligados em nossa programação de Maio!


Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá
Custo: Gratuito
Horário: 19h
Tel.: 21 3392-7096

segunda-feira, 11 de abril de 2011

2º sessão CINEMA NA CONTRAMÃO :: Contagem e Simonal


No mês de abril, o Cine Camarim apresenta CINEMA NA CONTRAMÃO, revelando a diversidade de linguagens que caminham no oposto de produções comerciais. Com duas importantes parcerias: a Mostra do Filme  Livre e a Riofilme. As exibições do mês,  terão curtas independentes da Mostra do Filme Livre 2011, que abrirão a exibição de longas da RioFilme (Empresa Distribuidora de Filmes ligada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro). Diferentes temáticas, narrativas, estilos e gêneros comporão a programação.


14 de Abril
Curta: Contagem (MG) 35mm, 18min.

Longa: Simonal – Ninguém sabe o duro que dei, de Claudio Manoel


Com depoimentos de: Pelé, Chico Anysio, Toni Tornado, Nelson Motta, além de seus filhos Simoninha e Max de Castro.
É contada a história de Wilson Simonal, cantor brasileiro de grande sucesso nacional e internacional durante os anos de 1960 e início de 1970. Quando estava no auge, viu-se envolvido em um crime contra seu ex-contador (Raphale Viviani que dá um depoimento sobre o seu sequestro e tortura nas dependências do DOPS em 1971), e em função disso teria sido acusado de ser "informante" dos orgãos de repressão da Ditadura Militar que governava o país à época. Isso levou a sofrer um boicote de mais de 20 anos da classe artística e intelectual do país, contrária a ditadura, o que o levou a praticamente encerrar sua carreira. Além das imagens de antigos shows, programas e noticiários de televisão, que incluem cenas raras como duetos com Elis Regina e Sarah Vaughan, a trajetória do artista é contada por pessoas que o conheceram de perto,assim como  e sua segunda mulher, Sandra, que relata os últimos anos de debilidade física e dificuldades do cantor e a luta para limpar o seu nome.

Rua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá
Custo: Gratuito
Horário: 19h
Tel.: 21 3392-7096

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cinema na Contramão - MFL e Proibido Proibir


No mês de abril, o Cine Camarim apresenta CINEMA NA CONTRAMÃO, revelando a diversidade de linguagens que caminham no oposto de produções comerciais. Com duas importantes parcerias: a Mostra do Filme  Livre e a Riofilme. As exibições do mês,  terão curtas independentes da Mostra do Filme Livre 2011, que abrirão a exibição de longas da RioFilme (Empresa Distribuidora de Filmes ligada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro). Diferentes temáticas, narrativas, estilos e gêneros comporão a programação.


07 de abril


Os Amigos Bizarros de Ricardinho, Augusto Canani. Ficção. 20′. MG. 2009 ( MFL)


A história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade-satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos da vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho.


Proibido Proibir de Jorge Durán



Elenco: Maria Flor, Caio Blat e outros.
Paulo é um estudante de medicina que divide uma quitinete com Leon, seu melhor amigo e estudante de sociologia. Leon namora Letícia, mas ela e Paulo se apaixonam. O trio tenta ajudar Rosalina, uma paciente terminal que está no Hospital Universitário, a rever os filhos, que não a visitam há bastante tempo. Ao tentar salvar Cacauzinho, um dos filhos de Rosalina, Leon é ferido em um tiroteio. Letícia consegue resgatá-lo, mas para que Leon sobreviva Paulo terá que operá-lo em sua própria casa.

ua Araguaia, 359 - Freguesia - Jacarepaguá
Custo: Gratuito
Horário: 19h
Tel.: 21 3392-7096